Como usar o MFE sem o Integrador Fiscal

A Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará anunciou no dia 15/02/2019 a disponibilização de uma nova versão do Driver MFE que permite a comunicação direta entre o Aplicativo Comercial e o MFE sem o Integrador Fiscal. Esta alteração visa agilizar o processo de venda, diminuindo o tempo necessário para autorização do CF-e.

O que muda para quem já emite MFE?

O primeiro passo é atualizar as DLLs do Integrador Fiscal e o Driver MFE, com a última versão disponível na área de Downloads do site do MFE. Para o Driver deve ser usada a opção
“Instalador Driver MFE – 01.05.01 – Comunicação Direta – Windows” ou versão superior.

O Integrador Fiscal ainda deve ficar instalado na máquina?

Sim, o Integrador Fiscal ainda será responsável pelo VPF-e – Validador Fiscal de Pagamentos, ou seja, as vendas com cartão deverão ser enviadas através do Integrador. A SEFAZ recomenda que o envio das informações seja feita de forma desvinculada a venda, para que não exista atraso na liberação do cliente.

O Integrador Fiscal também continua responsável pela emissão da NFC-e e pela auditoria da máquina usada para emissão da venda, ou seja, mesmo que ele não faça mais a “ponte” entre o Aplicativo Comercial e o MFE, continua sendo obrigatório a instalação do mesmo nas máquinas.

Como usar essa nova versão com o DJPDV?

Atualize o DJPDV para a última versão e no Aplicato DFEMonitor, vá até a aba “SAT/MFE”, na aba””Modelo” escolha a “Marca do SAT” como “Manual”, no “Tipo de DLL” selecione a opção “satDinamico_stdcall” e no “Caminho DLL” aponte para o arquivo disponível na pasta de instalação do Driver MFE, geralmente instalado em “C:\Arquivos de Programas (x86)\SEFAZ-CE\Driver MFE\Biblioteca de funções\mfe.dll”

Aplicativo DFeMonitor

Endereço

Rua Onze de Agosto
682 - 1º Andar Tatuí – SP Telefone: (15) 3324 – 3333

Descrição

O DJPDV é um aplicativo para uso de frente de caixa, que foi desenvolvido para atender todos os estabelecimentos comerciais que buscam uma solução prática, confiável e que, acima de tudo, esteja de acordo com todas as especificações legais.